Monumentos e esculturas.
Fonte de Santiago (Século XIX)
Realizado pelo maestro José Cerviño no ano 1890. Trata-se de uma obra com profundas raices no barroco galego e de inspiração popular.
Esculturas de Asorey
Na alameda de Cangas podemos contemplar o monumento a Soage Villarino. Data de 1925. Trata-se das primeiras obras públicas que realiza Asorey. O conjunto escultórico está formado por uma grande peana com o busto de Soage no alto e em frente a ela uma figura de um marinheiro em granito com a cabeça e mãos em bronze.
José Félix Soage Villarino era filho de pescadores que emigrou a América onde fez uma grande fortuna que empregou para ajudar aos mais precisados e a seu povo com a construção da Praça de Abastos (1925) e pagando várias obras na igreja de Santiago.
Esculturas de Xoan Piñeiro
Também na alameda encontramos duas esculturas de Xoan Piñeiro. Um autorretrato e a bela escultura "A volta do mar". Esta última escultura é do ano 1952 e está feita em granito. Pode-se contemplar uma escultura igual que esta feita em bronze nos jardins do Castillo de Soutomaior. A obra realizou-se em Madri com intenção de ser doada ao povo de Cangas pelo autor em prova de agradecimiento pelas ajudas recebidas pela instituição em sua época de formação artística.
Galeón (de Manuel Coia)
No porto de Cangas e sobre uma rocha a escassos metros da orla do mar eleva-se uma escultura em granito e bronze que já se converteu em um dos símbolos de Cangas. Esta escultura está formada por uma sirena em bronze no alto de uma quilla de granito com uma figura feminina e dois pequenos delfines de bronze aos lados.
Manuel Coia Franco nasceu na parroquia canguesa de Hío em 1933, residindo em Nerga onde tem sua moradia e oficina. Podemos contemplar várias esculturas deste magnífico escultor galego no território de Cangas bem como no Museu Quiñones de León de Vigo ou nos interiores do Verbum(Vigo).
Estação metereológica
Estação meteorológica de princípios de século, conhecida popularmente como "Ou Reloxo".