Festa da Arribada.
A Festa da Arribada é sem dúvida a mais conhecida de Baiona. O primeiro fim de semana de março comemorava-se a chegada da carabela "Pinta-a" ao porto de Baiona com a notícia da descoberta da América. Nos últimos anos aumentaram-se os actos para recordar tão histórico acontecimento e por tal motivo a festa faz-se coincidir com o fim de semana seguinte ao que até agora era dia de festa oficial.
Durante esse fim de semana celebra-se nas ruas do capacete antigo uma festa medieval na que se oferecem os produtos de artesanato que se consumiam no século XV. Músicos, juglares, malabaristas e artesãos percorrem nesses dias as ruas reviviendo aquele facto. Ademais, nas tardes do sábado e do domingo se escenifica a reconstrução do relato que Martín Alonso Pinzón e seus tripulantes fizeram da gesta da descoberta ao corregidor de Baiona no dia 1 de março de 1493.
Também destacam nesta festa as demonstrações de cetrería com aves de presa como águias, halcones, buitres..., cernícalos, búhos... Bem como o torneio medieval de caballeros que lutam pelo coração da princesa na praia de Ribeira. No que se pode contemplar um torneio de justas, tiro de venablos e derrubo de estafermo com a demonstração de destreza de caballeros, escuderos e alabarderos.
Meigas e feiticeiras tentam embelesar à participação com seus encantos e feitiços e com grande honra parte o cortejo real desde o Castillo de Monterreal com suas majestades dom Fernando e doña Isabel.
Pelas ruas tocam-se romanceros e saem malabares e zancudos a entretener e alegrar à participação. Bem como demonstração de diestros arqueiros na praia de Ribeira.
Os actos completam-se com a concessão da Medalha de ouro de Baiona a pessoas ou associações que tenham destacado por seu labor cultural no marco da emigración e com uma cerimónia oficial na que participam os representantes das prefeituras de Paus da Fronteira, Santa Fé de Granada e Pornic, villas hermanadas com a de Baiona.