Gastronomia e festas.

Festas de Baiona

A Festa da Arribada é sem dúvida a mais conhecida de Baiona. O primeiro fim de semana de março comemorava-se a chegada da carabela "Pinta-a" ao porto de Baiona com a notícia da descoberta da América. Nos últimos anos aumentaram-se os actos para recordar tão histórico acontecimento e por tal motivo a festa faz-se coincidir com o fim de semana seguinte ao que até agora era dia de festa oficial.

Durante esse fim de semana celebra-se nas ruas do capacete antigo uma festa medieval na que se oferecem os produtos de artesanato que se consumiam no século XV. Músicos, juglares, malabaristas e artesãos percorrem nesses dias as ruas reviviendo aquele facto. Ademais, nas tardes do sábado e do domingo se escenifica a reconstrução do relato que Martín Alonso Pinzón e seus tripulantes fizeram da gesta da descoberta ao corregidor de Baiona no dia 1 de março de 1493.

Os actos completam-se com a concessão da Medalha de ouro de Baiona a pessoas ou associações que tenham destacado por seu labor cultural no marco da emigración e com uma cerimónia oficial na que participam os representantes das prefeituras de Paus da Fronteira, Santa Fé de Granada e Pornic, villas hermanadas com a de Baiona.

Cabe destacar também as festas marineras do Carmen o 16 de julho, a festa de Santa Liberata o 20 de julho, a festa da Virgen da Rocha na primeira semana de agisto, e as grandes festas da Virgen da Anunciada com seus famosos fogos artificiais.

Gastronomia

Em Baiona pode-se degustar a magnífica comida galega em magníficas carnes, formidables frutos do campo e, sobretudo, inigualables mariscos e pescados.

Desfrutar dos frutos da terra e o mar regados com um bom vinho da zona: Monterrei, Rias Baixas (uma de suas quatro subzonas, Rosal, linda com Baiona), Ribeira Sacra, Ribeiro e Valdeorras.